segunda-feira, 08 novembro 2021 14:24

Compra Coletiva RNAE & Selectra

Compra Coletiva Portugal: A iniciativa de Compra Coletiva de energia RNAE & Selectra

 

A RNAE e a Selectra uniram-se nesta iniciativa de Compra Coletiva de energia em Portugal.

Compra Coletiva de energia consiste na união de um grupo de pessoas/entidades que negoceia uma tarifa de energia comum, mais atrativa e vantajosa comparativamente às existentes no mercado.

Esta iniciativa é totalmente gratuita e não implica qualquer fidelização ou compromisso da parte dos inscritos/interessados.

Selectra, em parceria com a RNAE, estará encarregue de todo o processo de negociação. Desta forma, se deseja participar nesta iniciativa, terá apenas que preencher o formulário com os seus dados e aguardar até entrarmos em contacto consigo logo que tivermos a melhor proposta do mercado para si.

 

Em suma, tratamos de todo o processo por si e... finalmente, poderá usufruir de uma tarifa única e mais económica e assim começar a poupar dinheiro na sua fatura da luz e gás!

 

Quer fazer parte desta iniciativa ou continua com dúvidas sobre as vantagens da Compra Coletiva? Saiba tudo aqui.

 

Como funciona a compra coletiva: passo a passo

  1. Inscrição grátis e sem compromisso: para participar na compra coletiva, necessita apenas de preencher o formulário de contacto básico e sem compromisso.
  2. Seguidamente, a Selectra irá negociar, junto das companhias de energia, as melhores tarifas de eletricidade e gás natural para o conjunto de todos os participantes inscritos na iniciativa.
  3. Finalmente, a Selectra irá entrar em contacto consigo, para o contacto fornecido no formulário inicial, para apresentar a melhor oferta conseguida para si.
  4. Poupe na fatura de eletricidade e gás natural: se a tarifa que conseguirmos negociar para si lhe parecer vantajosa, basta contatar a Selectra e começar logo a poupar dinheiro na sua fatura de energia.

 

segunda-feira, 12 novembro 2018 15:06

ENAEA2018

O ENAEA2018 (Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente), promovido pela RNAE: Associação das Agências de Energia e Ambiente - Rede Nacional, em parceria com a S.ENERGIA e apoio do Município de Alcochete, irá decorrer nos dias 5 e 6 de Dezembro no auditório do Fórum Cultural de Alcochete.

Este ano o evento incidirá no tema “As Agências de Energia e Ambiente como dinamizadoras do financiamento em eficiência energética” com destaque para três painéis de extrema importância para a Administração Pública Local, como o Plano de Promoção do Consumo de Energia Elétrica (PPEC): Passado, Presente e Futuro (no qual será debatido o futuro/continuidade do PPEC para além da edição em curso), Cidades e Regiões Sustentáveis e Redes Inteligentes de Energia (serão debatidas as novas concessões de energia elétrica em baixa tensão, a iluminação pública e redes inteligentes e o novo DREEIP - Documento de Referência para a Eficiência Energética na Iluminação Pública) e Novos Desafios na Área da Energia (serão abordados o PNEC – Plano Nacional de Energia e Clima, pobreza energética e novos mecanismos de financiamento).

Entre os oradores presentes de destacar a presença do Secretário de Estado da Energia, Dr. João Galamba.

Ainda no âmbito do ENAEA haverá uma área dedicada a exposição/mostra de tecnologias, soluções e actividades de empresas e outras organizações, na qual marcarão presença a EDP COMERCIAL, ENGIE PORTUGAL/CLIMA ESPAÇO, QART, SONERES, BIOHOT, CARRIER, GOPARITY/PONTO ENERGIA, Amarsul, Simarsul, INNOENERGY e LOJA DA POUPANÇA ENERGÉTICA DE SEIA!

Consulte o Programa e faça a sua inscrição aqui:

Já está disponível o "novo" Documento de Referência para a Eficiência Energética na Iluminação Pública (DREEIP), tendo a sua redacção como base a Norma Europeia para a Iluminação Pública, EN 13201, revista em 2015.
 
O DREEIP tem como objectivo estabelecer como referência, uma série de parâmetros técnicos que um projecto de Iluminação Pública deverá seguir de modo a obter uma maior eficiência energética nas instalações.
 
O Documento encontra-se dividido em duas partes:
 
  • PARTE 2 – Projecto de Iluminação Pública – Especificações (DREEIP (Parte II))
 
O DREEIP é o resultado da actividade de um grupo de trabalho constituído por iniciativa da Secretaria de Estado da Energia, em 2010, e que integrou os seguintes actores no domínio da iluminação pública em Portugal: RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), CPI - Centro Português de Iluminação, ADENE - Agência para a Energia, ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses, EDP Distribuição e OE - Ordem dos Engenheiros.
 
O DREEIP foi alvo de uma actualização, tendo sido criado para o efeito, em Setembro de 2017, um novo grupo de trabalho onde se fizeram representar o CPI - Centro Português de Iluminação, ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses, OE - Ordem dos Engenheiros, OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos e a DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia. A RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), que integrou o grupo em 2018, colaborou na revisão final do novo documento.
terça-feira, 19 junho 2018 13:44

Aviso 25 - Eficiência Energética nos Edifícios

Promovido pelo Fundo de Eficiência Energética (FEE)

 

Este aviso é dirigido a dois tipos de beneficiários:

- pessoas singulares/particulares;

- pessoas coletivas de direito privado.

 

Dentro das pessoas coletivas de direito privado as entidades elegíveis são todas com exceção das que possuam a CAE 01 a 33 (Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca; Indústrias extrativas; Indústrias transformadoras). Ou seja, PME de serviços e comércio, hotelaria e restauração, IPSS, bombeiros voluntários, associações desportivas, entre outras, poderão beneficiar deste apoio.

 

São elegíveis para as pessoas singulares/particulares os investimentos que visem a implementação, em edifícios (unifamiliares ou multifamiliares) existentes e ocupados de habitação, de soluções que promovam a melhoria do desempenho energético do edifício ou fração em causa, através de:

- Requalificação de sistemas de aquecimento de águas quentes sanitárias (AQS);

- Instalação de janelas eficientes;

- Requalificação do isolamento térmico segundo o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios, envolvente interior e exterior;

 

Para as pessoas coletivas de direito privado aplicam-se os anteriores, acrescido da seguinte solução:

- Iluminação eficiente

 

A comparticipação do FEE varia de acordo com o beneficiário, existindo ainda limite máximo de despesas por projeto:

Para as pessoas singulares/particulares:

- Requalificação de sistemas de aquecimento de águas quentes sanitárias (AQS) – 60%;

- Instalação de janelas eficientes – 60%;

- Requalificação do isolamento térmico segundo o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios, envolvente interior e exterior – 50%.

 

Para as pessoas coletivas de direito privado:

- A comparticipação é de 35% para as 4 soluções, sendo que no caso das Instituições humanitárias de caráter voluntário e de interesse e utilidade pública terão uma comparticipação adicional do FEE de 25%, perfazendo um total de 60% de financiamento.

 

http://www.pnaee.pt/avisos-fee/aviso-25

 

As candidaturas terminam a 13 de outubro.

quarta-feira, 21 março 2018 10:23

Formação - QGIS INTRODUÇÃO

Termina na próxima 5ª feira a 4ª edição de formação - Introdução ao QGIS - em Penela, no edifício SMARTS.

Rumo a um futuro sustentável,
Pág. 1 de 23

  geral@areac.pt           Tel/Fax: (+351) 239 542 939 *Chamada para a rede fixa nacional            Rua Dr. Rosa Falcão, n.º 133, 3220-216 MIRANDA DO CORVO